Festival Internacional de Música
Bragança ClassicFest

O Festival Internacional de Música Bragança ClassicFest foi criado em 2021, sob a direcção artística do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Bragança e a organização da DSCH – Associação Musical

As primeiras três edições do Bragança ClassicFest obtiveram um grande sucesso, ao nível da excelência artística e da receptividade e presença do público, que esgotou a grande maioria dos concertos realizados, bem como no que respeita à cobertura e repercussão na imprensa nacional e internacional. 

Os concertos do Bragança ClassicFest têm lugar no Teatro Municipal de Bragança e noutros locais ex-libris da cidade – na Igreja de São Francisco, na Sé Velha de Bragança, na Igreja de Santa Maria , num salutar e inspirador cruzamento entre Música e Património.

O Festival tem levado a Bragança vários agrupamentos e músicos da vanguarda nacional e internacional, com destaque para a Orquestra de Câmara de Viena, Orquestra Sinfónica das Astúrias, Orquestra de Câmara de São Petersburgo, os violinistas Esther Hoppe, Mario Hossen e Diana Tishchenko, os violoncelistas Kyril Zlotnikov e Victor Julien-Laferrière, o violetista Gérard Caussé, a flautista Adriana Ferreira, os bandoneonistas Héctor del Curto e Marcelo Nisinman, as cantoras Lena Belkina e Julia Muzychenko, entre muitos outros.

O repertório apresentado nos concertos do Bragança ClassicFest tem sido amplo e variado, desde o Barroco à música do séc. XXI, passando pelas obras-primas do Classicismo e do Romantismo Musical e pelo novo tango de Astor Piazzolla.

O
Festival Internacional de Música Bragança ClassicFest tem-se afirmado como um evento cultural de dimensão internacional e de excelência na cidade, na região e no país, trilhando um caminho de qualidade, rigor e partilha artística, e promovendo a universalização do acesso à Cultura e a celebração da vida em comunidade, por intermédio da linguagem universal que é a Música.

Mais informação aqui