DSCH – Associação Musical
Fundada em 2009, a DSCH – Associação Musical é uma associação cultural que tem como objecto social a formação artística, o estudo e aprofundamento da interpretação musical e ainda a divulgação da cultura musical, nomeadamente através da organização de concertos, festivais e edições. Tem ainda como intuito desenvolver o estudo musicológico, a investigação, o debate e a divulgação dos problemas da interpretação musical, e promover acções de carácter pedagógico, tais como cursos de aperfeiçoamento artístico, masterclasses, workshops e conferências.
Desde a sua fundação, a DSCH – Associação Musical tem promovido concertos do DSCH – Schostakovich Ensemble em Portugal (em Lisboa, Porto, Coimbra, Bragança, Viseu, Faro, Portimão, Seixal, Matosinhos, Almada, Vila Nova de Gaia, Évora, etc) e em diversos países (Alemanha, França, Suécia, Estónia, Rússia, Espanha, Bélgica, Estados Unidos da América, Chipre, Austrália, etc). Tem também organizado diversos ciclos de concertos e festivais, destacando-se actualmente o Festival de Música dos Capuchos, o Festival Academia Verão Clássico em Lisboa, o Festival Internacional de Música Bragança Classicfest e o Ciclo de concertos MUSIC4L-MENTE no Teatro Nacional de São João, no Porto.
A DSCH tem sido responsável por várias edições discográficas e encomendado obras a compositores como Luís Tinoco, Eurico Carrapatoso, Marcelo Nisinman e Bruce Adolphe.
Em 2018, a DSCH instituiu o Prémio de Composição DSCH – Schostakovich Ensemble, que tem por objectivo reconhecer, incentivar e divulgar a criação musical erudita contemporânea portuguesa e destina-se a galardoar a obra e o trajecto de mérito de um compositor português de referência.
A DSCH – Associação Musical é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes e tem a direcção artística de Filipe Pinto-Ribeiro.