DSCH – Associação Musical

Fundada em 2009, a DSCH – Associação Musical é uma associação cultural que tem como objecto social a formação artística, o estudo e aprofundamento da interpretação musical e ainda a divulgação da cultura musical, nomeadamente através da organização de concertos, festivais e edições. Tem ainda como intuito promover acções de carácter pedagógico, tais como masterclasses, workshops e conferências.

Desde a sua fundação, a
DSCH – Associação Musical tem promovido a actividade do DSCH – Schostakovich Ensemble, considerado um dos agrupamentos de topo do panorama internacional, com concertos em Portugal (em Lisboa, Porto, Coimbra, Bragança, Viseu, Faro, Portimão, Seixal, Matosinhos, Almada, Vila Nova de Gaia, Évora, etc) e em diversos países (Alemanha, França, Suécia, Estónia, Rússia, Espanha, Bélgica, Estados Unidos da América, Chipre, Austrália, etc). Tem também organizado diversos ciclos de concertos e festivais, destacando-se actualmente o Festival de Música dos Capuchos, em Almada, o Festival & Academia VERÃO CLÁSSICO, em Lisboa, o Festival Internacional de Música Bragança ClassicFest e o Ciclo de Concertos MUSICAL-MENTE, no Porto.

A
DSCH – Associação Musical tem sido responsável por várias edições discográficas e encomendas de obras a compositores como Luís Tinoco, Eurico Carrapatoso, Marcelo Nisinman e Bruce Adolphe.

Em 2018, a
DSCH – Associação Musical instituiu o Prémio de Composição DSCH – Schostakovich Ensemble, que tem por objectivo reconhecer, incentivar e divulgar a criação musical erudita contemporânea portuguesa e destina-se a galardoar a obra e o trajecto de mérito de um compositor português de referência. 

Em 2022, a DSCH – Associação Musical fundou o Juventus Ensemble, um projecto de música de câmara que tem como objectivo tornar-se uma plataforma de criação e um catalisador de oportunidades para jovens músicos de reconhecido talento.

A
DSCH – Associação Musical tem a direcção artística de Filipe Pinto-Ribeiro e é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes.

Estrutura financiada