DSCH – Schostakovich Ensemble
Fundado em 2006 pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, o DSCH – Schostakovich Ensemble é reconhecido como um dos agrupamentos musicais de topo do actual panorama internacional. Sediado em Lisboa desde a sua criação, o Schostakovich Ensemble é um ensemble de geometria variável e uma plataforma de encontro e interacção de músicos de excelência.
O DSCH – Schostakovich Ensemble deve o seu nome ao célebre compositor russo Dmitri Schostakovich, numa homenagem prestada aquando da celebração do centenário do seu nascimento, em 2006. Desde então, o Ensemble apresentou-se em várias temporadas e festivais, em vários países europeus, nos EUA e na Austrália.
O vasto repertório do DSCH – Schostakovich Ensemble integra obras de diversas épocas e estilos musicais, de Beethoven a Schumann, de Mozart a Messiaen, de Haydn a Webern, de Brahms a Ravel, incluindo compositores contemporâneos, como Sofia Gubaidulina, com a qual o Ensemble estabeleceu uma estreita colaboração.
Ao longo dos seus mais de 15 anos de existência, o Schostakovich Ensemble tem contado com a participação de muitos dos mais significativos músicos do nosso tempo, como os violinistas Corey Cerovsek, Esther Hoppe, Liza Ferschtman, Jack Liebeck, Tedi Papavrami, Renaud Capuçon, Benjamin Schmid e Stephan Picard, os violetistas Lars Anders Tomter, Isabel Charisius, Gérard Caussé e Miguel da Silva, os violoncelistas Adrian Brendel, Christian Poltéra, Gary Hoffman, Kyril Zlotnikov e Quirine Viersen, os contrabaixistas Tiago Pinto-Ribeiro, Matthew McDonald e Janne Saksala, as flautistas Emily Beynon, Silvia Careddu e Adriana Ferreira, os oboístas Ramón Ortega e Jonathan Kelly, os clarinetistas Pascal Moragués e Michel Portal, os cantores José van Dam e Anna Samuil e os pianistas Eldar Nebolsin, Rosa Maria Barrantes e Filipe Pinto-Ribeiro, entre outros.
Em 2018, instituiu o Prémio de Composição DSCH – Schostakovich Ensemble, destinado a galardoar a obra e a carreira dos principais compositores portugueses. Luís Tinoco e Eurico Carrapatoso foram distinguidos, respectivamente, em 2019 e 2021.
A discografia do DSCH – Schostakovich Ensemble inclui a 1ª gravação mundial da Integral da Música de Câmara para Piano e Cordas de Schostakovich e os Trios Opus 11 e 38 de Beethoven (Paraty/Harmonia Mundi), álbuns aclamados pela imprensa especializada nacional e internacional.
O DSCH – Schostakovich Ensemble tem a direcção artística de Filipe Pinto-Ribeiro.
Mais informação aqui