12.2.2021

Festival e Academia VERÃO CLÁSSICO 2021

 

Director Artístico e Pedagógico: Filipe Pinto-Ribeiro

Toda a informação em: www.veraoclassico.com

 

Masterclasses: de 01.08.2021 a 10.08.2021: Conservatório Nacional

  • Mihaela Martin (Roménia) : Violino
  • Stephan Picard (Alemanha) : Violino
  • Miguel da Silva (França/Suíça) : Viola
  • Gary Hoffman (EUA) : Violoncelo
  • Frans Helmerson (Suécia) : Violoncelo
  • Gunars Upatnieks (Letónia) : Contrabaixo
  • Silvia Careddu (Itália) : Flauta
  • Ramón Ortega Quero (Espanha) : Oboé
  • Pascal Moraguès (França) : Clarinete
  • Anna Samuil (Rússia) : Canto
  • Elisabeth Leonskaja (Rússia/Áustria) : Piano
  • Marianna Shirinyan (Arménia/Dinamarca) : Piano
  • Imogen Cooper (Reino Unido) : Piano
  • Filipe Pinto-Ribeiro (Portugal) : Piano | Diretor Artístico e Pedagógico

 

Concertos: de 01.08.2021 a 04.08.2021: Picadeiro Real de Belém – Museu Nacional dos Coches

 

“Verão Clássico, o evento estival por excelência na capital, onde ocupa o lugar de honra da música clássica. Merece registo esta conjugação em Lisboa, no espaço de dez dias, de músicos de primeiríssima ordem.”

In Expresso, 25.07.2020, por Ana Rocha

 

“O Verão Clássico ressoou como um bálsamo contra o silêncio e o isolamento impostos pela pandemia de COVID-19. Os dez dias do Verão Clássico evidenciaram um trabalho permanente, a vontade comum de superação, a procura do prazer, a excelência e a cumplicidade. Os professores, solistas consagrados e mestres cobiçados, ofereceram aos 200 alunos presentes uma oportunidade única de aperfeiçoarem as suas capacidades instrumentais. Uma experiência fascinante para o público e para os músicos, uma fuga libertadora neste verão de todos os desafios.” 

In Classique News, 28.08.2020, por Lucas Irom

 

Introdução por Filipe Pinto-Ribeiro, diretor artístico e pedagógico do VERÃO CLÁSSICO

 

Bem-vindos ao VERÃO CLÁSSICO 2021!

Após a extraordinária edição de 2020, que, apesar das grandes dificuldades e restrições causadas pela pandemia de COVID-19, demonstrou a força e a resiliência de todos quantos fazem e participam no VERÃO CLÁSSICO – com a presença de duas centenas de músicos de mais de vinte nacionalidades! -, o Festival e Academia regressa em 2021 com renovados votos de excelência e paixão pela música, pelo conhecimento e pela partilha de inspiração humanista.

Esperávamos que em 2021 a pandemia estivesse finalmente debelada mas, infelizmente, continua a acompanhar-nos e exige-nos o máximo rigor e responsabilidade para, em segurança, podermos realizar o VERÃO CLÁSSICO com a esperança de ultrapassarmos rapidamente este momento trágico das nossas vidas.

Em 2021, pela primeira vez, todos os concertos do Festival VERÃO CLÁSSICO realizam-se no belíssimo Picadeiro Real de Belém do Museu Nacional dos Coches e as de Masterclasses têm lugar na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.

O Festival VERÃO CLÁSSICO 2021 apresenta concertos diários, entre 1 e 10 de agosto, com repertório musical dos séculos XVIII ao XXI: 4 concertos MasterFest, com a presença de grandes solistas internacionais, e 6 concertos TalentFest, em que se apresentam os jovens músicos participantes na Academia VERÃO CLÁSSICO 2021, vários dos quais laureados nacional e internacionalmente.

Simultaneamente Festival e Academia, o VERÃO CLÁSSICO 2021 tem programadas mais de 500 masterclasses/aulas abertas sobre técnica e interpretação musical, orientadas por 12 músicos e professores de grande reputação internacional, oriundos de algumas das melhores orquestras e conservatórios mundiais.

Para estas masterclasses, recebemos em Lisboa 200 jovens músicos, 100 portugueses e 100 estrangeiros vindos de países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Israel, Itália, Japão, Letónia, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Suíça, Roménia e Ucrânia. 

Este ano, o destaque do VERÃO CLÁSSICO vai para as estreias de Elisabeth Leonskaja, uma das pianistas mais célebres do nosso tempo, de Marianna Shirinyan, pianista multi-premiada e Professora na Academia Norueguesa de Música em Oslo, e de Stephan Picard, Professor na Escola Superior de Música de Berlim e um dos violinistas e professores mais requisitados da atualidade.

Como é hábito, há vários regressos ao VERÃO CLÁSSICO de músicos de excelência mundial, que encarnam o espírito de “família musical” que inspira todo o Festival e Academia: a violinista Mihaela Martin, o violetista Miguel da Silva, os violoncelistas Gary Hoffman e Frans Helmerson, o contrabaixista Gunars Upatnieks, a flautista Silvia Careddu, o oboísta Ramón Ortega Quero, o clarinetista Pascal Moraguès e a cantora Anna Samuil.

Uma equipa verdadeiramente extraordinária de músicos e professores que nos enche de orgulho e que faz com que, ano após ano, o VERÃO CLÁSSICO se consolide como um dos mais prestigiados e procurados Festivais e Academias do panorama internacional.

Muito obrigado a todas as pessoas que tornam possível o VERÃO CLÁSSICO – e são muitas! – e aos parceiros institucionais e patrocinadores que se associam a esta extraordinária celebração musical.

Bem hajam!

  

Filipe Pinto-Ribeiro

Diretor artístico e pedagógico

 

www.veraoclassico.com