11.07.2023
9ª edição do Festival Verão Clássico reúne em Lisboa músicos de renome mundial e duas centenas de estudantes de mais de 30 países
Entre 17 e 29 de julho, Lisboa acolhe a 9ª edição do Festival VERÃO CLÁSSICO, considerado pelo site francês Classique News “o principal evento musical do verão lisboeta (e mesmo de todo o país)”.
Fundado e dirigido pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, o VERÃO CLÁSSICO apresenta em 2023 dez concertos com repertório musical dos séculos XVIII a XXI: quatro concertos MasterFest com a presença de grandes solistas internacionais, e seis concertos TalentFest em que se apresentam os jovens músicos premiados e participantes nesta nona edição.
O VERÃO CLÁSSICO promove ainda mais de 500 masterclasses musicais orientadas por músicos e professores oriundos de algumas das melhores orquestras mundiais, como a Orquestra Filarmónica de Berlim e a Orquestra de Paris, e de conservatórios mundiais, como os de Amesterdão, Zurique, Madrid, Berlim, Bruxelas, Paris, Colónia e Oslo.
Das centenas de pedidos recebidos para as masterclasses do VERÃO CLÁSSICO, foram selecionados cerca de duzentos jovens músicos portugueses e estrangeiros, que vêm de mais de trinta países, como Alemanha, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Geórgia, Grécia, Países Baixos, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia, Suécia, Suíça, Tailândia e Ucrânia.
O concerto de abertura realiza-se no dia 18 de julho, às 21 horas, no Picadeiro Real de Belém do Museu Nacional dos Coches, com obras de Sergei Rachmaninov, Benjamin Britten, Robert Schumann e Erich Wolfgang Korngold. Destaque ainda para os concertos dedicados a Franz Schubert, a 22 de julho, e a Wolfgang Amadeus Mozart, no próximo dia 26.
Em 2023, é de realçar a estreia no Festival VERÃO CLÁSSICO de três músicos de referência no panorama internacional: o violoncelista neerlandês Pieter Wispelwey, a violinista alemã Viviane Hagner e o violinista ucraniano Andrej Bielow.
Como é hábito, há vários regressos de músicos de renome mundial, como é o caso dos violinistas Mihaela Martin e Stephan Picard, os violetistas Lars Anders Tomter e Miguel da Silva, o violoncelista Frans Helmerson, o contrabaixista Gunars Upatnieks, a flautista Silvia Careddu, o clarinetista Pascal Moraguès, a cantora Anna Samuil e a pianista Milana Chernyavska.
O concerto de encerramento tem lugar no dia 29 de julho, no Picadeiro do Museu dos Coches, com a interpretação de obras de Ludwig van Beethoven, Max Bruch, Francis Poulenc, Dmitri Schostakovich e Antonín Dvořák.
Mais informação aqui