5.11.2023

3º MUSICAL-MENTECiclo de Concertos com Prelúdios Políticos

 

A terceira edição de MUSICAL-MENTE traz ao Mosteiro de São Bento da Vitória um tríptico monográfico inspirado pela(s) ideia(s) de liberdade, na antecâmara do cinquentenário do 25 de Abril. Os concertos são antecedidos por prelúdios políticos, propondo uma reflexão sobre os nexos entre a arte e a política.

De novembro de 2023 a março de 2024 evoca-se o génio criativo de três compositores na esfera dos regimes políticos do seu tempo: a liberdade absoluta de Ludwig van Beethoven inspirada pelo Iluminismo, a liberdade reprimida de Dmitri Schostakovich sob o jugo soviético, a liberdade exilada de Erich Wolfgang Korngold como fuga ao nazismo.

No primeiro concerto, o pianista e curador do ciclo Filipe Pinto-Ribeiro junta-se ao violinista alemão Stephan Picard e à violoncelista neerlandesa Quirine Viersen para interpretar dois Trios com Piano de Beethoven, obras de referência do seu legado camerístico. Com o princípio da liberdade como cerne, a sua música permanece ligada a um grande humanismo.

Em fevereiro, o foco incide sobre a liberdade reprimida de Dmitri Schostakovich sob o domínio soviético, com o qual manteve um relacionamento complexo. Tanto escreveu obras em protesto implícito (a partir da década de 30, quando sofreu os primeiros ataques no jornal Pravda, depois da composição da Sonata do programa deste concerto), como música que o regime premiou oficialmente (o Quinteto com piano, pelo qual recebeu o Prémio Estaline).

Em março, o realce vai para a liberdade exilada como fuga ao nazismo do austríaco Erich Wolfgang Korngold. Nos EUA desde os anos 30, tornou-se um bem-sucedido compositor de música para cinema, tendo conquistado dois Óscares. Apaixonado por Shakespeare, compôs ciclos de canções e música para versões cinematográficas das obras do Bardo, de que o alinhamento do concerto dá conta. A sua Marietta’s Lied, uma das árias mais gravadas do século XX, encerra com chave de ouro este terceiro ciclo de MUSICAL-MENTE.

Mais informação aqui